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Territórios Internos - Psicologia
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Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes

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A Avaliação Psicológica desempenha um papel crucial no conhecimento do funcionamento global da criança/jovem: possibilitando uma análise objectiva e pormenorizada do seu psiquismo e da personalidade; e permitindo uma compreensão detalhada dos seus comportamentos, atitudes e acções. Esta Avaliação possibilita igualmente fazer o despiste de uma problemática específica que poderá ser manifestada pela criança/jovem, elaborando o seu diagnóstico e a intervenção mais adequada a realizar pelos diferentes intervenientes. Assim, avaliar apresenta três grandes finalidades: terapêutica, preventiva e promotora de um desenvolvimento positivo.

A Avaliação realiza-se com base não apenas na Observação dos comportamentos, mas simultaneamente existem vários Instrumentos Psicológicos (a nível quantitativo e qualitativo) mais focados no pedido/problemática. Esta Avaliação pode ser realizada no consultório em Lisboa, ou em outras clínicas com as quais a TERRITÓRIOS INTERNOS se articula.

Neste sentido, uma Avaliação Psicológica torna-se fundamental quando há a ocorrência de:
o   Perturbações do Sono (insónias, pesadelos, medo de dormir sozinho);
o   Perturbações na Alimentação (recusa em comer, ou comer excessivamente);
o   Perturbações do Comportamento (condutas obsessivas ou repetitivas, condutas agressivas);
o   Perturbações no âmbito da Socialização (isolamento, mutismo selectivo);
o   Perturbações na manutenção da Atenção/Concentração;
o   Medos ou Fobias (excessivas e sem causa aparente);
o   Presença de Enurese ou Encoprese (nocturna ou diurna);
o   Forte Apatia (manifestação de tristeza ou melancolia);
o   Irrequietude Motora (manifestação de grande ansiedade e agitação);
o   Dificuldade de Adaptação (ao jardim-de-infância, ao divórcio dos pais);
o   Dificuldades de Aprendizagem;
o   Interesse em aferir as Competências Cognitivas da criança/jovem.



Avaliação do Desenvolvimento

A Avaliação Precoce do Desenvolvimento, permite determinar se a criança está, ou não, a adquirir as competências básicas na etapa esperada. Quando um atraso de desenvolvimento não é precocemente detectado, a criança não tem a ajuda necessária no momento em que mais potencialidades pode ter, não lhe possibilitado um prognóstico mais positivo ao longo do seu desenvolvimento. 
Esta Avaliação possibilita igualmente fazer o despiste de uma problemática manifestada pela criança, como as referidas acima e complementares, elaborando o seu diagnóstico e a respectiva intervenção. 

A Avaliação do Desenvolvimento realiza-se com base na Observação, e complementarmente são aplicadas Escalas de Desenvolvimento em diferentes áreas (motricidade, linguagem, autonomia, socialização) e Provas de Despiste específicas para determinada problemática. A Avaliação do Desenvolvimento pode ser realizada no consultório em Lisboa, ou em outras clínicas com as quais a TERRITÓRIOS INTERNOS se articula.

Neste sentido, uma Avaliação do Desenvolvimento torna-se fundamental nos seguintes casos:
o   Dificuldades nas aquisições esperadas para a idade (marcha, fala);
o   Interesse em avaliar os ritmos de desenvolvimento da criança;
o   Interesse em despistar determinada problemática;
o   Interesse em verificar que áreas do desenvolvimento necessitam de ser potencializadas.

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Projecto de Apoio aos Educadores

O Projecto de Apoio aos Educadores da TERRITÓRIOS INTERNOS consiste no Despiste e Avaliação de aptidões básicas envolvidas na aprendizagem escolar:
o   aptidão verbal;
o   aptidão numérica;
o   perceção visual;
o   coordenação visuomotora;
o   orientação no espaço;
o   memória auditiva. 

Este Projecto decorre habitualmente na creche/escola em que as crianças estão integradas e a Avaliação é feita em contexto de sala de aula a todas as crianças autorizadas para tal. Posteriormente é entregue um relatório individual, com as áreas de maior e menor potencial permitindo a implementação de práticas para o desenvolvimento das aptidões para a aprendizagem escolar. Este despiste permite aos pais e aos agentes educativos conhecerem melhor as características das suas crianças com dois objectivos essenciais: possibilitar um planeamento das actividades mais personalizado a cada uma e facilitar o desenvolvimento cognitivo para mais adequada integração no sistema de Ensino Básico.

Esta avaliação pode assim decorrer em dois momentos distintos - no Pré-escolar e nos dois primeiros anos de Ensino do 1º ciclo.

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Técnicas: Conceição Teixeira, Cristina Andrade, Iris Arriscado
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