Orientação Vocacional
Integrado no
Sistema Educativo Português o jovem aluno depara-se em certo momento do seu
percurso com a necessidade de tomar decisões que influenciarão o seu futuro. A
Orientação Escolar e Vocacional surge como uma ajuda a essa tomada de decisão
com três pressupostos: o de informar, clarificar e conhecer.
Ao longo das sessões procura-se assim, informar o jovem sobre os diferentes caminhos existentes (ensino secundário, profissional, etc.), clarificar questões como as relacionadas com o mercado de trabalho, e autoconhecimento através de um processo de descoberta relacionada com os seus interesses, habilidades, aspirações e objectivos.
O processo de Orientação Vocacional inicia-se com uma Entrevista, seguindo-se a aplicação simultânea de instrumentos de Avaliação e a co-construção do Processo vocacional do jovem aluno (ou seja, o processo é construído em parceria com o jovem), até à sua finalização com a devolução de Resultados e tomada de decisão.
Com o processo de Orientação Vocacional não apenas a tomada de decisão é mais consciente com um conhecimento alargado das opções disponíveis, como o autoconhecimento do jovem aluno se torna mais profundo e harmonioso quando é realizado um equilíbrio entre as suas aptidões e interesses.
Ao longo das sessões procura-se assim, informar o jovem sobre os diferentes caminhos existentes (ensino secundário, profissional, etc.), clarificar questões como as relacionadas com o mercado de trabalho, e autoconhecimento através de um processo de descoberta relacionada com os seus interesses, habilidades, aspirações e objectivos.
O processo de Orientação Vocacional inicia-se com uma Entrevista, seguindo-se a aplicação simultânea de instrumentos de Avaliação e a co-construção do Processo vocacional do jovem aluno (ou seja, o processo é construído em parceria com o jovem), até à sua finalização com a devolução de Resultados e tomada de decisão.
Com o processo de Orientação Vocacional não apenas a tomada de decisão é mais consciente com um conhecimento alargado das opções disponíveis, como o autoconhecimento do jovem aluno se torna mais profundo e harmonioso quando é realizado um equilíbrio entre as suas aptidões e interesses.
Técnicas: Iris Arriscado, Cristina Andrade